15 de julho de 2010

Ser mãe da minha mãe...

É nessa posição que me vejo, desde que minha mãe sofreu um AVC, em 2002.
Desde então, muitas coisas aconteceram, sua recuperação oscila o tempo todo. Dias de ânimo, dias de desânimo.
A minha querida D. Angela, sempre foi muito ativa, tinha sua vida, era uma mulher independente, tinha seu carrinho, trabalhava em nossa igreja e na época, com apenas 46 anos sofreu um AVC, o conhecido derrame cerebral. A vida pra todos nós mudou radicalmente, principalmente pra ela.
Minha obrigação, aos 13 anos de idade, era dar banho, levar ao banheiro, ajudar a se vestir, dar comida, virei a mãe da minha mãe.
Foram longos dias de tratamentos com fisioterapeutas, fonos, psicólogos, cardiologistas, neurologistas, mas a razão desse derrame até hoje não apareceu. Enfim, minhã mãe teve muitos avanços e durante um longo período todos nós acreditávamos em sua total recuperação.
Em 2005, meu irmão se casou e a situação aqui em casa começou a regredir. Minha mãe entrou em depressão e por esse motivo, o neurologista prescreveu um remédio tarja preta, chamado Frontal. Desde então, minha mãe só estava bem , quando estava a base do tal Frontal.
Resumindo a situação, desde 2005 minha mãe encontra-se dependente dessa droga, sente a necessidade de estar medicada ao ponto de mudar a sua fisionomia e ficar literalmente dopada.
Desse período pra cá, desistiu das terapias na fono e na fisio, e só a pouco mais de 6 meses voltou para o psicólogo.
Tiramos seus cartões do banco, talões de cheque, tudo que pudesse contribuir para que ela comprasse os remédios escondidos, toda vez que descobrimos que ela esta se dopando. Mas depois de alguns meses, ela se recuperava e nós devolvíamos tudo pra ela. Não demorava muito, pra ela voltar a comprar os remedios escondidos. Isso já acontece há 5 anos.
Essa semana, descobrimos mais uma vez, várias cartelas de Frontal escondidas no armário dela.
Já conversamos, já brigamos, já mostramos diversas saídas para essa situação. Porém, falta vontade nela para isso.
Agora, vocês podem imaginar como anda a minha cabeça. Vou me casar daqui 5 meses e como vou deixar a minha casa, a minha mãe e meu pai?
Peço a todas que orem pela minha mãe, pois essa semana tem sido muito dificil, devido a abstinência do remédio.

15 comentários:

  1. Laiz, é uma pena quando alguém tão novinha como você tem que lidar com algo assim...
    Esses remédios são muito complicados, por conta da dependência psicológica - a pessoa simplesmente não consegue ou não deseja largá-lo.
    Temos, infelizmente, caso também na nossa família.
    Espero, do fundo do coração, que você possa, nesses próximos cinco meses conseguir curtir o seu período de noiva, resolver tudo o que for preciso na casa nova e para a vida que construirá com o David, e também apoiar seu pai e auxiliar sua mãe.
    Estarei orando por vocês.
    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Oi Laiz, provas todos temos, umas mais fáceis, outras mais dificeis como no seu caso, mas vc sabe que em Cristo somos muito mais que vencedoras e eu vou orar junto com vc e as outras noivinhas pra Deus dar uma resposta pra ti e aliviar teu coração...

    Ah, somos mesmo noiva-metade rs, tbm estou num dilema com minha mãe, mas o assunto é outro, o casamento dela..,Mas, está nas mãos de Deus!!

    Beijão minha flor!
    Gosto muitãozão de ti!

    ResponderExcluir
  3. Olá flor!!! Poxa..q droga isso com a sua mãe! Sinto muito por ela e por você, mas o importante é que vc tem sua mamae e ela tem a vc. Juntas vcs poderão superar qquer dificuldade.
    Parabéns pelo seu enxoval completo. Deve ser uma delícia ter tudo novinho nÉ?
    Beijos querida e obrigada pela visita no meu cantinho!

    ResponderExcluir
  4. Oi Laiz, cê sabe que sou fisio né ? Trabalho em UTI adulto e neonatal.. estou acostumada a lidar com esse tipo de situação. A recuperação de uma pessoa que teve AVC às vezes deixa vestígios como este que está assolando sua casa e nesse caso, certas ocasiões são inevitáveis de serem vividas. Poderia te dar vários conselhos sobre o que poderia fazer mas cada caso é um caso e a única coisa que pode servir de consolo e que é nítido é que vcs (a família) estão envolvidos nisso, certo??!! A ajuda de bons profissionais é de fundamental importância e a participação de toda a família é primordial... que vcs nunca desistsm dela e ajudem-a a superar essa fase "sombria" que para ela é uma sequência de epsódios dolorosos e sem muita explicação. Não tome só para si as responsabilidades e tenha paciência e principalmente fé em Deus, acho que é tudo o que eu posso te falar!!
    Deus te abençõe e... continue alimentando os sonhos da sua festa de casamento!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Laiz, me emocionei muito com sua história, acho que tudo que eu disser já foi ouvido por vc, mas sabemos que Deus está no controle. Estarei orando por vc.
    Busss

    ResponderExcluir
  6. oie querida...
    nossa que fogoo sua história , amigaa...
    não deve ser nada facil para vc e sua familia...

    vou pedira a Deus que abençoe vcs...de tdo coração...
    e sua maezinha se recuperee...

    bjos

    ResponderExcluir
  7. OI Laiz, prazer!
    Vi sue perfil e me chamou atenção pelo nome rsrsrs...
    Nossa, é uma situação complicada.
    Esses dias eu reclamei no meu blog uma situação difícil que tenho passado com os meus pais mas, agr aprendi q nada por ser pior quando se fala em depressão, dependência de remédios.

    mas nossa garantia e´que estamso calçadas pela Palavra e pelas Promessas que Deus tem pra nós; E a palavra nos garante que as misericórdia Dele se renovam, a alegria virá pelo amanhecer!

    Gostei do seu blog, sua história, seu nome, hahaha, estou te seguindo.
    Um beijo frio (pq moro em Curitiba ahahaha), tenha um ótimo fds, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Laiz,

    "O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê paz. – Números 6.24-26"

    Confie em Deus e não desista. A resposta sempre vem.

    Um abraço com muito carinho e estarei orando por sua vida e por sua família!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Poxa Laiz, eu fiquei até sem ter o que comentar lendo esse post.

    O que posso te dizer é que Deus está no controle, Ele sempre se faz presente basta vocês permitirem.
    Estarei Orando pela sua família, para que Deus a restaure e traga uma chuva de bençãos e libertação para a sua casa.

    Fica com Deus

    bjo*

    ResponderExcluir
  10. Oi florzinha entendo que mãe é tudo pra nós.Mas fique tranquila que Deus fará o melhor.Bjos

    ResponderExcluir
  11. Imagino a sua dor, pois saber ao certo só vc é quem sabe vou pedir a Deus pela sua mãe para que Deus dê ela força para superar essa necessidade de remédios e vou pedir a Deus coragem para vc dar esse passo importante na sua vida e tambem para q tudo dê certo, poxa tão nova e com tamanha responsabilidade mas eu sei que Deus só permite que algo aconteça com a gente quando ele sabe que aguentaremos passar por isso força querida e fé pois vcs com certeza sairam vitoriosos dessa tão dificil prova.

    ResponderExcluir
  12. Querida Laiz, não sou muito boa com as palavras nessas horas... vou mandar para você um abraço virtual bem apertado, te passando toda força do mundo para você superar e saber lhe dar com essa situação. VOu rezar para sua mãe e para você também! Um abração e um beijinho!!!:*

    ResponderExcluir
  13. Caramba Laiz!! Não tinha lido este post! Que situação difícil, hein? AInda mais por se tratar de um ente tão querido como as nossas mães... Entendo a sua preocupação com sua mãe, seu pai, com a sua família. E Acho muito bonito isso que vc conseguiu fazer por ela até hoje, muitas pessoas não conseguiriam ter esta força e essa capacidade de se doar.

    O local que vc vai morar é perto da casa dos seus pais? Porque casar não significa abandonar a família, claro que os cuidados diários vão diminuir, mas tenho certeza, de que vc, com o seu enorme coração, conseguirá arranjar uma forma de ajudar a sua mãe.

    Não sei muito o que te dizer, e que possa te confortar... Mas saiba que estou aqui para te escutar, mesmo que seja virtualmente.

    Um grande beijo e um abraço apertado, Ju

    ResponderExcluir
  14. Ola, querida!!! Tava passando por aqui e tenho certeza que nao foi por acaso, pois os Senhor nos usa de diversas formas. Quero que saiba que as vezes os acontecimentos da nossa vida, nos deixam grandes marcas, mas acredite, o Senhor esta contigo, deposite toda sua confiança nele, acredite, tenha fé, que tudo vai mudar, o nosso Deus, é o Deus do impossivel... Coloque seus problemas nas maos dele, que so ele tem poder...Que o Senho nesse momento toque sua maezinha, derreme nela suas bençaos de cura e lhe traga novamente a vivacidade e o amor a vida, afaste dela esse vicio. Pode acreditar, estamos orando por vc e sua familia. bjim

    Obs. Eu tb me caso daqui a 5 meses, te desejo toda felicidade do mundo, e nao se preocupe, o Senhor vai colocar tudo no lugar.

    ResponderExcluir
  15. Oi Laiz,
    Sei bem como é isso. Minha mae tb tem problemas com medicações e eu luto há muito tempo para conscientizar ela que não deve fazê-lo. Agora ela ficou doente, muito doente, e sou eu quem cuida dela. Meu casamento estava marcado para 13 de novembro e tivemos que transferir para maio por causa disso. Estou vivendo um conflito imenso porque ao mesmo tempo que fico feliz com o casamento tive duas tristezas....ter que adiar um sonho que foi planejado com tanto carinho e ver a mae no estado em que está. Mas DEUS é muito fiel e tem muita sabedoria. Acredita, acredita porque ele sabe o que faz. Se tivermos que passar por isto vamos passar com resignação e fazer o melhor que pudermos pois tenho certeza que no final tudo vai dar certo.

    Fica em paz.

    Bjsssss

    ResponderExcluir