31 de agosto de 2010

Casamento Civil - I parte.

Já tinha combinado no trabalho que chegaria tarde hoje.
Então, David passou lá em casa pra me buscar bem cedo e me levou pra tomar café da manhã fora, pra comemorar o dia de hoje. Fofo.
Durante o café, aproveitei pra preencher o formulário com os meus dados e quando li a frase - A noiva depois de casada passará assinar-se: - senti um nózinho de nervoso na minha garganta. Escrevi com um orgulho sem tamanho, aquele que será o meu nome de casada. Ficou lindo o meu novo nome..rs

De lá, fomos direto pra Penha, resolver as primeiras questões para dar entrada no casamento civil.
Levamos nossos documentos, cópias dos documentos das testemunhas, o formulário preenchido e assinados por todos. Enfrentamos uma filinha chata, mas fomos atendidos com rapidez. Abrimos e reconhecemos firma, autenticamos alguns documentos, mas infelizmente não conseguimos finalizar o processo da entrada no cartório, pois uma das nossas testemunhas não tinha firma aberta com o nome de casada e também não conseguimos autenticar o documento das testemunhas, pois os noivos de primeira e única viagem esqueceram de levar o documento original das testemunhas...rs Acontece!
Voltamos murchos, chateados, pois queríamos dar entrada logo. Vamos precisar retornar ao cartório. Nessa brincadeirinha, gastamos 70 reais.

No geral, achei o processo mais tranquilo do que eu imaginava. Sempre imaginei que seria muito complicado dar a entrada nos papéis, mas não parece ser tão dificil assim.

Vou listar aqui os documentos que foram necessários:

1º passo: Comprar o Formulário de Casamento (Memorial), preencher e reconhecer firma (assinaturas) dos noivos e de duas testemunhas alfabetizadas e maiores de 18 anos.
2º passo: Certidão de nascimentos dos noivos, original e legível.
Originais e cópias autenticadas dos seguintes documentos: Identidade de CPF dos noivos e testemunhas e comprovantes de residencia dos noivos.
Depois de juntar toda a documentação necessária, é só levar tudo no cartório e no nosso caso as testemunhas não precisam ir no dia de dar a entrada. Só no casamento civil mesmo, é claro!

Nosso processo vai custar R$ 213,00 + taxas de abertura e reconhecimento de firma e autenticações.

Obs.: Nós erramos pois, a nossa testemunha é casada e só tinha firma aberta como solteira, então ela vai precisar abrir e reconhecer firma com o nome de casada.
E também, esquecemos de levar os documentos originais das testemunhas para autenticar.
FALTAM 100 DIAS!

14 comentários:

  1. Laiz, onde compra esse formulario?? bjos,
    T

    ResponderExcluir
  2. Casamento pertinho, pertinho. O coisa boa ein!!

    Logo, logo terá novo nome e tudo =D

    Tudo de melhor Querida
    ;)

    Beijo
    =**

    ResponderExcluir
  3. Laiz,
    Eu senti a mesma coisa! Achei que seria muito mais complicado mas foi bem mais simples...
    No meu caso eu só compareci no cartório munida dos documentos e tive que levar as duas testemunhas.. respondi um monte de perguntas, defini meu nome de casada (vou virar Silva!) assinamos a papelada e saímos de lá felizes...o processo todo demorou uns 20 minutos!
    Mais legal foi ver nossos nomes nos proclames do jornal depois!! Bem feliz! Recortei e guardei, claro!! UEhHUE

    Beijos moça!

    ResponderExcluir
  4. Eu tambémfico chateada quando não consigo fazer tudo que planejei,mas foi mais um passo vai ficando tudo mais concreto, que bom.Tb queria saber onde compra o fornulário.bjossssssss

    ResponderExcluir
  5. Hum... que fofa a comemoração =D

    Ainda nem tinha pensado como ficaria meu nome de casada!
    Na verdade ainda to meio na duvida se mudo ou não (muita burocracia pra mudar documentos, cartões, etc...)

    100 - muuuito pertooo

    Ansiedade a flor da pele ... =)



    Bjinhoss e da próxima vez vai!

    ResponderExcluir
  6. Que bom querida!! Mais uma passo para se tornar senhora ;)
    beijinhos, ju

    ResponderExcluir
  7. Laiz.

    Também tive problema com uma madrinha que tinha a firma reconhecida com o nome de casada.

    Ela abriu outra firma com o nome de casada, mas a mesma assinatura que já tinha assinado no processo (de solteira).

    Se vc tiver alguma dúvida, pode me perguntar.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não encontrei não, mas me tranquilizei um pouco.O seu é da Tutti sposa, tive dando uma olhada e gostei dos modelos, são bem sequinhos sem tanto volume.Quem sabe?rsrsr
    bjossssss

    ResponderExcluir
  9. Oiii, eu não precisei de comprar formulário e o meu processo foi mais caro: ( acho que os valores variam entre os cartórios...
    é verdade que na Penha e em Olaria não se faz mais casamento? Que tem que ir lá perto do Norte Shopping?
    bjs, Lili

    ResponderExcluir
  10. Vc achou que era mais complicado^????
    Eu achei que era mais simples....rsrsrsr...
    Ta chegando hein flor....rsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Nossa!! Que complicado!! No interior de sp onde eu vou casar, eu precisei da minha certidão de nascimento atualizada.. isso foi meio chatim, chegamos no cartório, a moça pegou nosso rg, as certidões, perguntou do regime de bens, nome de casada ( o meu ficou igual) digitou tudo, levou pra gente conferir, assinamos, pagamos e só. A tarde meu pai levou 2 testemunhas com rg pra assinar os papeis e pronto!
    Demorou uns 15 min pra fazer tuuudo isso!
    O meu tá aí.. uns 20 e pkos dias! =]

    ResponderExcluir
  12. Vc só pagou 213,00???
    Que raiva menina!
    Paguei o dobro do que vcs pagaram!
    É como eu disse:Varia de cartório para cartório!

    Mas vai dar tudo certo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Estou tentando dar entrada na papelada do meu casamento, mas é necessário ter em mãos o formulário de casamento o qual não acho em nenhuma papelaria. Alguém sabe onde acho esse formulário?
    bjos...

    ResponderExcluir