11 de abril de 2011

Por que isso incomoda tanto?

Quantas de vocês já passaram pela chatisse de pelo menos uma vez ouvir essas palavras:

- O quê??? você já é casada? Quantos anos você tem? Nossa, muito novinha! Na sua idade eu nem pensava em casar! Você é maluca, se prendendo tão nova!!

Isso faz parecer que eu sou errada em ter escolhido me casar tão cedo. Como se a coisa mais certa a se fazer fosse continuar curtindo por ai.
Ou se fosse vergonha dizer que sou uma mulher casada, que decidi me casar casar cedo, não por uma gravidez inesperada ou por qualquer rebeldia da idade. Mas escolhi casar por amor, por vontade de construir uma vida junto da pessoa que amo. Então, por que isso incomoda tanto?

Eu ouço muito isso, na verdade, já ouvia muito antes do casamento, quando ainda era noiva.
Entendo que algumas pessoas se espantem quando me veem com uma aliança no dedo esquerdo, até porque, ainda tenho aquela cara de menina adolescente com algumas espinhas pelo rosto.
Mas o espanto continua até quando revelo minha idade.
Talvez poucas saibam, mas sou uma jovem de apenas 22 anos (quando casei tinha 21) e mesmo assim as pessoas não acreditam na possibilidade de uma mulher tão nova decidir firmimente sobre o casamento.

Sempre tive essa certeza. Nunca me iludi sobre o casamento e todas as responsabilidades que este compromisso trás.
Sabia que não seria um mar de rosas e que tínhamos grandes chances de passar por problemas e conflitos pela nossa diferente educação ou até mesmo conflitos financeiros. Mas, mesmo assim, resolvi enfrentar e aprender junto com o marido a passar por cima dessas e de qualquer outra dificuldade que pudesse vir.

Sei que muitas noivas, independente da idade, se decepcionam e sofrem depois que todo aquele glamour e animação da festa e lua de mel acabam e elas precisam voltar para uma realidade totalmente modificada. Onde encontrarão uma casa pra cuidar, comida pra fazer, contas para administrar e um homem ali esperando por você. Isso nem sempre é fácil de controlar, ainda mais quando não se tem experiência no assunto!

Sobre a minha idade, posso afirmar que me sinto muito realizada em estar casada com o homem da minha vida. E que sorte eu tive em o ter conhecido tão cedo, ainda com 17 anos.
Algumas pessoas dizem que ainda havia muita coisa pra curtir, pra conhecer e aproveitar. Mas eu prefiro dizer que minha vida começou agora. Vou curtir e conhecer coisas novas junto do meu marido.

Há algum problema nisso?

29 comentários:

  1. Querida, viva sua vida, ignore os outros e seus pensamentos mesquinhos.
    Quando eu te vi pela primeira vez, a princípio, vi uma menina linda. Em pouco mais de 10 minutos de conversa, deu para perceber que aquela menininha, por dentro era uma mulher cheia de determinação, força de vontade e garra.
    Estou aqui para o que vc precisar, mesmo que seja apenas desabafar.
    Eu acredito que você é capaz não só de cuidar de um marido, mas de uma casa, de uma vida a dois.
    Um beijo grande!
    Liliane

    ResponderExcluir
  2. OI, Querida,
    acho que você ignorar esses tipos de pensamentos e comentários. São pessoas recalcadas e que na maioria das vezes, negam veemente o casamento, porque não tem um amor, uma pessoa para fazer companhia.

    Aí, ao invés de aceitar sua condição, e seguir sua vida e procurar pelo amor, ela optam por negar para todos o amor.

    Mas no fundo no fundo, todos querem um amor, alguém para ter do lado. Todo mundo quer ser feliz para sempre.

    Por conta disso, siga sua vida e seja feliz ;)

    beijos, ju

    ResponderExcluir
  3. Depois que me casei, ainda, não ouvi estes comentários, quer dizer, uma vez só e pelo facebook, de uma colega de escola, recaldaca... Mas enquanto estava noiva ouvi diversas vezes...
    Fiz 23 pouco antes de me casar, não me arrependo de nada, e aprendi a ignorar este tipo de gente, então nem se preocupe com elas.
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  4. tb já ouvi muito esses comentarios... não acho que me casei cedo, casei no momento certo e com a pessoa certa..

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Linda, eu vou casar com 22 tbm. Tenho 21 agora, e tbm ouço isso tudo que você falou ! eu não dou a mínima pros outros ! ser feli8z é o que importa né ?!

    beijão

    ResponderExcluir
  6. Laíz
    super me identifico com vc!
    Tenho 19 anos e tô cansada de ouvir isso,que sou mt nova,que estou maluca,que depois vou me arrepender!
    Se vou casar é pq amo o meu noivo e estou segura que nosso casamento será muito abençoado e não me arrependo de ter ficado noiva aos 18 anos!
    Algumas pessoas acham que só pq foram frustadas no casamento isso vai acontecer cm tds!
    Flor conheci a Mimi e disse que lia o seu blog,ela logo falou super bem de vc rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. As pessoas não entendem que quando a gente encontra a pessoa certa, não tem porquê ficar esperando... Eu entendo, passo pela mesma coisa! Aliás ouvi coisas bem piores até("nossa, que m*** você fez com a sua vida!").
    Eu não concordo com quem casa depois de poucos meses de relacionamento (tenho uma amiga daqui de Vix que decidiu casar com 6 meses de namoro e agora, poucos meses depois que casou, já tá pensando em separar...), mas isso vale pra qualquer idade.
    Enfim, é muito complicado ter gente dando pitaco na nossa vida, né?
    Mas é bom, talvez a gente sirva de exemplo e de lição pra muita gente!
    Beijooo

    ResponderExcluir
  8. Eu tbm não aguento esse povo.. Ei tenho 21 e comecei a namorar com o noivo com 14, então vc ja pensa a falação que foi no meu ouvido desde sempre!!!
    Mas eu nem ligo, sempre digo que vivo e aproveito a vida muito mais que qualquer pessoa que me diz isso..O que importa é o que nós queremos nada mais!!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  9. Não há problema nenhum nisso. Eu até já falei isso pra uma menina de 17 anos que vai se casar em maio, mas não foi por recalque, mas foi pq eu aos meus 17 anos tb amava muito meu ex-namorado e nos 20 o amor já não era mais o mesmo. O que se vê é que as cabeças mudam, isso eu concordo. mas nao concordo que o casamento é algo ruim, pelo contrário. Aos meus 27 anos ainda ouço isso e principalmente de amigas de escola....acho q na verdade elas nao entendem que crescemos, por isso relevo!!!!!!!

    seja feliz com a sua escolha e pronto!!!

    Desculpa te pedir de novo....vc teria a referência do seu vestido. Sou de Salvador e me apaixonei por ele e aqui não tem Tutti e pra loja daqui pedir pra lá precisa da referência.meu e-mail: juci_bris@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Lá infelizmente não é só com vc que acontece isso, alias eu acabei de fazer 26 anos, sou formada em adm, tenho um emprego instável e mesmo assim escuto as mesmas coisas que vc, acho que se tivéssemos 30 ou 40 anos tbm escutaríamos isso tbm, pq o que espanta as pessoas não é a nossa idade ou "inesperiência", e sim a nossa felicidade!!!!!
    Somos abençoadas por encontrar caras bacanas e casar com eles, e a inveja MATA!!! rsrsrs
    BJosssssss

    ResponderExcluir
  11. *** ops errei uma palavrinha:
    estável!! rs

    ResponderExcluir
  12. Oi Laiz!!

    Não liga pra essas coisas nãp...me caso com 24...quase 25, e ainda me acham nova...minha sogra já acha que estou velha rsrs ela se casou com 20 e engravidou do meu noivo com 21!!
    Eu bem queria ter conhecido meu noivo antes e já estar casada com ele!!!

    Ah Laiz, tenho um segredo pra revelar....aluguei o mesmo vestido que você usou pro meu casamento....pronto, falei!! era surpresa, mas como uma de suas leitoras queria o vestido, tinha que falar neh...
    Juci, desculpe, mas eu já aluguei...me caso em novembro...se o seu casamento for depois, de repente dá!!

    PS: Laiz o vestido é taaaaooo lindo!!! Ah e descobri que tem mulheres mais magras que eu...seu vestido ficou apertado em mim rsrs vou ter que alargar!!!

    Bjs pra vc e muito amor pros pombinhos novinhos!!

    ResponderExcluir
  13. Ela voltou! eebaaaa! =D
    Laiz, sofro isso.. Até fiz um post no meu blog sobre uma pessoa que me ligou pra questionar isso e olha que nem sou tão nova (já passei dos 3.0)o.O
    Acho que hj a gente vive numa sociedade infelizmente, invejosa ou medrosa com relação a casamento sabe? Casamento é benção de DEUS! E parabéns pelo seu!

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Lais!!!essas pessoas são as mesmas que fariam comentarios maldosos se você estivesse casando "velha" são pessoas que estão infelizes na sua vida e não conseguem enxergar o amor!!!
    A vida de casada é maravilhosa!!!não poderia ser mais!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi linda, realmente isso é muito relativo, casar cedo ou depois dos trinta, tenho amiga que casou com dezoito anos e está até hoje casada e olha que já fazem sete anos e tem um filhinho lindo com3 anos hoje. Então não ligue para oque dizem, o importante é você saber que está feliz e realizada, sempre tomando cuidado com a rotina, pois realmente não é facil. Beijinhos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  16. É normal esse tipo de comentário, coisa de gente desiludida que nunca encontrou um amor de verdade na vida!!
    Comecei a namorar meu atual noivo aos 16 anos de idade, tenho 23 e vamos nos casar em novembro com muitissímo orgulho!!!
    Curtir? Eu curto com ele, e não queor mais nada nessa vida!
    :)
    Beijoss


    *Copiei várias fotos do teu casamento, tua decoração me inspirou!

    ResponderExcluir
  17. Caraca!
    Meu ultimo post foi um desabafo sobre isso, no post nao coloquei diretamente o que era, mas escrevi que acho um saco gente querendo se meter na sua vida, como se elas soubessem o q eh bom pra voce ou nao.
    Eu me caso ano que vem e vou estar com 24 anos. Como voce tambem sou evangelica e meu noivo é o meu primeiro namorado, começamos a namorar qdo eu tinha 19.

    E tem muita gente enchendo o saco, falando que sou nova para casar que tenho q aproveitar a vida. Como assim aproveitar a vida? Por acaso alguem casa pra ficar trancado em casa? Eu depois que casar vou é aproveitar MTOOO, mas junto com a pessoa que eu amo! Simples assim!

    O unico conselho que eu posso te dar, é responder à altura e eh o q eu ando fazendo agora. Se fala o que quer vai ouvir o que nao quer!!

    ResponderExcluir
  18. Amiga,

    Entendo que todos nós temos sonhos planos diferentes.
    O seu foi este. Alguns acham que priorizar outras coisas, por exemplo, os estudos, adquirir bens materiais, é a melhor forma de '' encarar o casamento ''.
    É um desafio em tanto e talvez por terem passado por situações tão ruins, disseram isso pra você. Na verdade, algumas até disseram indiretamente:'' Olha tive um problemasso no meu casamento que se pudesse eu nem casava''..

    Vocês vão passar por situações desafiadoras, mas nada que vocês não consigam suportar, até pq Papai do Céu prometeu isso para nós!

    E RELAXA: Deus faz TUDO, absolutamente TUDO, no TEMPO CERTO, NO LUGAR CERTO, NA HORA EXATA do JEITO DELE: BOM, PERFEITO E AGRADÁVEL!

    ResponderExcluir
  19. Nossa Laiz você falou tudo, sempre passo por esses certos comentários..hoje em dia é muito dificil das pessoas compreenderem que mesmo sendo "novas" já estamos prontas e aptas a assumir um novo compromisso não por nada mas por escolha e por amor!
    Atualmente a construção da família nesta fase da vida já está desacreditada e é vista de forma negativa, o problema que gira em torno dos casamentos é que casa-se e ainda se quer levr uma vida de solteiro e não é bem assim..casamento vai muito além disso!

    ResponderExcluir
  20. Oi moça... Nem se importe com comentários desse tipo, são de pessoas amarguradas que não acreditam na felicidade que possa ter. Não importa que idade tenha, o que importa é que vc é feliz do jeitinho que está.

    ResponderExcluir
  21. Porque infelizmente as pessoas estão discrentes do amor, da união entre duas pessoas. As pessoas preferem a futilidade e as relações vazias. Que bom que vc encontrou seu marido e não cederam a0s falatórios dos outros. Viva sua vida e siga bem. Não ligue.
    beijocas

    ResponderExcluir
  22. Porque infelizmente as pessoas estão discrentes do amor, da união entre duas pessoas. As pessoas preferem a futilidade e as relações vazias. Que bom que vc encontrou seu marido e não cederam aos falatórios dos outros. Viva sua vida e siga bem. Não ligue.
    beijocas

    ResponderExcluir
  23. ADOREI o seu post.
    Tenho 22 anos e sou noiva. Como estou com ele há 8 anos, desde os meus 14, muita gente fala que é cedo, que eu ainda tenho muito o que aproveitar...
    Esse aproveitar é sair, beber, conhecer outras pessoas? Prefiro sair, beber, ser feliz ao lado do homem que eu amo, que me faz sentir a mulher mais realizada do mundo.
    Tenho certeza do que eu quero, e pra essas pessoas, eu simplesmente ignoro.
    Será inveja da felicidade alheia?

    Beeeijo!

    http://gabisoaress.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu vou me casar com 23 e meu noivo com 21... tbm ouvimos isso.. mas nóis é que sabemos o que queremos nas nossas vidas!!
    beijooo

    ResponderExcluir
  25. Liga não querida... é inveja !!!!

    VIVA A SUA VIDA E DEIXE OS RECALCADOS PARA LÁ...

    BJS

    ResponderExcluir
  26. Laiz!!
    Só posso concordar com que os outros comentários acima!!!
    RELAXA!!!

    Vc é linda, seu blog é lindo, seu casamento foi lindo (tá parecendo até Caetano velozo kkkkkk), mas é verdade!
    É impressionante como as pessoas não tem nada a ver com a nossa vida e senten-se no direito de dar opniões que nada agregam. Infelizmente parece que algumas pessoas querem nos culpar pela frustação delas mesmas!!!
    O mais importante é que DEUS tome conta de nosso caminho...
    Um beijo!
    Regiane

    ResponderExcluir
  27. Minha amiga (posso te chamar de amiga?), eu sei bem como é isso, escuto desde quando eu fiquei noiva aos 19 anos, irei me casar com 22 e ele 25 e as pessoas dizem que minha mãe está me empurrando, eu quero fazer sexo (sou evangélica...), quero fazer as coisas pra prender ele logo.
    Só que namoramos já há 5 LONGOS anos, e o nosso amor só aumenta.
    Não liga não, não são eles que estão em sua casa o dia todo e nem são eles que convivem como o seu marido.
    bjos
    me segue lá: http://casamentodemarianaecristiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Acabei de conhecer seu blog! Atraves do blog da Andrea Paes...e tbm é assim comigo! Nao estou pra me casar nem nada...Mas comecei a namorar muuuito novinha, de 14 pra 15 anos e ele com 17, hoje tenho 18 e ele qse 21, e graças a Deus com o mesmo amor. O pessoal sempre fala, NOSSA VC PULOU UMA FASE TAO BOA DA VIDA, DEIXOU DE CURTIR TANTA COISA, e blá blá blá, mas sabe a real? Eu nao pulei etapa boa nenhuma, pelo contrario o que eu pulei foi a etapa da "futilidade", de beijar sem compromisso, ficar por ficar, e ao invez de perder essa fase, eu antecipei a fase onde as coisas passam a ter mais significado, mais importancia, me antecipei pra melhor fase da vida, que não é, como muitos pensam, a fase de pegação, curtição e tudo isso, e sim a fase chamada FELICIDADE, pq independente do que eu tenha deixado passar pra viver esse amor que vivo hoje, eu sei que nada me valeria mais, nenhuma noitada seria mais importante do que este sentimento mutuo de amor e respeito que temos um pelo outro. Eu eu só agradeço a Deus por ter me deixado chegar logo na parte do FELIZES PARA SEMPRE ao lado de alguém tão maravihoso, que me entende tão excepcionalmente bem como ele. EU REALMENTE ACREDITO QUE FASE NENHUMA VALHA POR ESTA, até pq, agente curte muito junto, balada, show, e tudo mais, só que de maneira mais saudável do que a maioria das pessoas da minha idade está acostumada a fazer!

    ResponderExcluir
  29. To passando por isso tbm. Tenho 18 anos e quero me casar com 21, e só ouço isso de inclusive da minha família que não aceita.

    ResponderExcluir