31 de janeiro de 2011

A estranha primeira visita...

... na minha casa antiga!
Ainda em lua-de-mel, David me fez a seguinte pergunta: - Você está preparada pra voltar? Sabe que não vai voltar pra casa dos seus pais, né?
Naquele momento notei que eu já havia saído de casa e nem tinha percebido essa mudança ainda.
Voltamos para o Rio, meu pai e meu irmão foram nos buscar no aeroporto e nos deixaram em casa. Ali, sozinhos e com um ar condicionado para instalar às 11 da noite, minha primeira vontade foi de sentar e chorar, chorar muito... Nosso apê estava uma zona, um calor, não tinha cama, só eu e David...
Conseguimos organizar algumas coisas e fomos dormir, no colchão inflável.

No dia seguinte, a primeira coisa que fiz foi chamar David pra ir até a casa dos meus pais, que fica no bairro vizinho ao nosso. Lá fomos nós, passamos o dia lá, almoçamos, conversamos, falamos do casamento, da lua de mel... Mas na hora de vir embora, meu coração apertou e eu chorei escondida no banheiro.

Minha casa não era mais minha, meu quarto nem tinha mais a minha cara, minhas coisas não estavam mais espalhadas por ali e isso eu senti bastante. Me bateu um sentimento de "não tenho mais nada".
Meus pais, estavam sozinhos, olhava pra eles e sentia um aperto no coração, como se estivesse abandonando tudo...
Um bobeira, eu sei, hoje percebi que esse sentimento foi super normal. Mas na hora, me bateu um medo, um terror, um sei lá o que... Queria ficar ali e não voltar mais pra minha casa nova.

David notou meu sofrimento, mas não disse nada, esperou até que eu tivesse à vontade para ir embora e falar com ele o que estava acontecendo. Mas, isso não aconteceu nem tão cedo.
Nesse dia, fomos dormir calados. Era nossa segunda noite no apê e eu me sentia triste.

Os dias se passaram, eu já havia "digerido" aquelas sensações, então resolvi sentar e conversar com David.
Meu marido foi super compreensivo, do jeitinho que sempre é, me entendeu e me ajudou a entender algumas coisas também.
Agora, vou na casa dos meus pais e me sinto em casa, me sinto à vontade, confortável, mas quando estou lá, não vejo a hora de voltar pro meu apê... Engraçado, não?

Esse momento de transição é muito difícil, e se torna bem mais doloroso quando não conseguimos entender que todo esse sentimento é normal.
Encontrar apoio e ombro amigo no companheiro é muito importante pra conseguir encarar todas as mudanças que a vida de casado nos propõe. No meu caso, as mudanças foram bem fortes, mas isso eu conto depois...

E com você?
Como foi? Como acham que vai ser?

26 comentários:

  1. Nossa...

    Não fui a unica que bom!!! rs


    Na verdade, quando chegamos da lua - de - mel, minha mãe, minhas irmãs e meu primo, estavam na nossa casa, onde tinham arrumando tudinho para nós, e ainda tinham enchido nossa casa de flores, ameiii, ficaram um tempo conosco e depois se foram, quando se foram, eu deitei na cama com o Eto, e me pus a chorar, um chorro assustado, soluçando...não sei me bateu um panico, e eu só consegui falar pro Eto, nossa agora somos só nos dois, esta tudo em minhas mãos, estou com medo!!!

    Eto me abraçou... e assim fui melhorando.... hoje vejo que foi super normal...e adoro/amo, meu lar!!! rs...

    Beijokasss

    ResponderExcluir
  2. Oi Lá
    Acho que essa vai ser a parte mais dolorosa do casamento. Toda a vez que penso que vou sair de casa eu choro, imagina quando realmente acontecer =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lalá, eu passei pela mesma coisa. Agora lendo você, acho que é super natural. As primeiras visitas lá foram doloridas, moramos no mesmo bairro e sempre ia lá nos finais de semana, ou até mesmo durante a semana, mas hoje, lá não é mais minha casa, e sim a casa dos meus pais. Sinto uma saudade imensa da minha casa, das minhas coisas, do meu maridón! =P

    Beijos! Lili

    ResponderExcluir
  4. Ai Lala... pode ter certeza que vc não é a única...

    As vezes ainda sinto uma saudade enorme de estar lá...

    Sinto falta do barulho, das conversas, do cheirinho da casa... de tudo!

    Mas de fato é uma saudade que passa e logo sinto vontade de voltar pra minha casinha... é um processo mesmo que vai acontecendo aos poucos dentro da gente...

    E ter um marido que compreende e nos ajuda nisso não tem preço né??!!

    Beijão Moçaaa!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, La! =)
    eu acho que não vou passar por isso pois saí da casa e da cidade dos meus pais em 2005 com 17 anos pra fazer faculdade, e deixar de morar no apê que moro hoje, apertadinho, sem móveis combinando não vai ser dificil pra ir morar com o Gio no nosso apê, pq na verdade não me sinto em um lar qdo estou na minha casa...
    foi estranho qdo mudei pra londrina pq auemente uns 200 kms de distancia dos meus pais, foi bem dificil, mas é diferente do que voce esta passando...

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda sinto uma coisa esquisita quando visito a casa da minha mãe e vou ao meu antigo quarto. Sei lá, não sei mesmo explicar, é um misto de saudade com uma tristezinha. Mas nada hoje no mundo é melhor do que a minha casa. Morro de saudade dela quando estou fora.
    beijocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Laís...não sei como vou me sentir. Demoramos tanto tempo para nos noivar, que a felicidade, a vontade, a ansiedade de ter a nossa casa é grande demais. Pode ser que o meu choque, quando tudo isso vire realidade seja maior ainda, justamente, pq não estou pensando nisso e consequentente não estou me preparando.
    Mas, claro, vou sentir falta dos meus pais, dos meus sobrinhos fazendo barulho pela casa, afinal são 27 anos juntinhos deles...mas, acho que vou conseguir levar numa boa.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Lala,

    nossa, nao vou passar por isso, pq ja moro com meu marido, e tal ..

    mas quando comprei meu ap, senti essa diferença. Ainda mais q eu estva grávida, e sozinha. Pq o pai das crianças meteu o pé.

    Lembro q passei noites chorando por vários motivos, mas acho que o pior deles, era q eu estava sozinha naquele ap.

    Meu filho tinha 3 anos, e gostava de dormir com os avós.

    por mais que minha mae morasse no ap e cima do meu, eu me sentia mto sozinha ... eu ia na casa dela, e ja nao tinha meu canto, meu espaço .. ja tinha virando o espaço do meu filho. loucura ne?

    mas como vc disse, com o tempo, tudo se encaixa ... como está sendo com vc.

    bjksssss

    ResponderExcluir
  9. Calma, isso passa! O mais importante é que, apesar de parecer que você não tem nada, você tem tudo, porque seu marido está ao seu lado. Imagine como está sendo difícil para ele também ... Curta esse momento, porque logo passa! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai caramba.. eu nao passei por isso porque Alan veio morar comigo quase que obrigatoriamente pq perdi minha mae, entao nao tive o "choque" do casamento, nem da mudança.. o unico choque que tive foi de ter perdido minha mamy, entao nao senti isso... até pq só fui me mudar depois de 2 anos que ja morava junto! 30 anos morando no mesmo ap e aí sim me mudei. Mas encarei como uma etapa nova da vida e AMEI! :D

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Não sei como será comigo...

    Como moro com minha irmã, não sei como será essa transição...

    Acredito que se morasse com meu pai, seria diferente...

    Prefiro tentar encara como uma nosa fase...

    Imagino que deva ter sido ruim mesmo... separação sempre é ruim..

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. É Lá não foi nem está sendo fácil esse momento de transição, por isso decidi saí aos poucos de casa e um pouco antes do casamento, fizemos mais um pouco da mudança esse final de semana. Assim qdo me perguntarem qdo sai da casa dos meus pais não sei dizer, não teve dia certo, só sei que foi uns 20 dias antes do casamento religioso. rs
    Essa foi a solução que encontrei!
    Bjosss

    kizzy_sierra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Laiz, meu caso não foi traumático pq eu saí aos poucos. rsrsrs
    Mas no primeiro mês antes de dormir eu sentia uma saidade imensa da minha mãe...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Nossa Lá, nem sei como será comigo, não consigo imaginar, pq toda vez que penso, me bate um super aperto e sempre choro muito! Mas sei que é uma nova fase da vida, mas ainda preciso amadurecer a ideia dessas mudanças tb...
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi flor senti o mesmo, principalmente porque meu marido trabalha numa cidade a 100 km de onde moramos.Então fico sozinha a semana toda.Eu ainda me sinto muito só, tem dias que choro; não porque não gosto de estar casada, mas por esta separação.Aí estou ocupando minha vida o máximo pra digerir isto melhor.bjos

    ResponderExcluir
  16. Eu nao passei por isso sabe a sensação que tenho e que ainda nao sai de casa pois apenas mudei de andar e continuo no mesmo terreno e quando for contruir uma casa maior pretendo construir no terreno ao lado, acho que nunca vou sentir isso!!Mais que bom que tudo ficou numa boa depois!!

    ResponderExcluir
  17. Ei Laiz!!
    Eu sou de São Paulo mas saí de casa com 18 anos, pra estudar em Minas. Senti bastante essa saída, quando voltava pra casa dos meus pais já não sentia mais que aquela era a MINHA casa. Por isso, quando vim morar com o Francisco não senti tanto =D
    Imagino como deve ser pra você =/
    Que bom que isso passou e você está se sentindo melhor!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  18. Oii lindona ..
    olha para mim não foi tão traumatizante assim pois nem ficar longe dos meus pais fiquei ..
    mudei para a casa da frente , ou seja, estou no mesmo quintal que meus pais, só que eles moram no fundo e eu na frente ..
    senti uma saudade apenas do meu quarto, das minhas coisas , da vida que levava naquela casa .. mas isso durou uns dois dias apenas , chorei sim .. mas a mudança foi tão calma e tão automaticá que acho que to levando numa boa .. e quando percebi passou taum depressa que em Maio irá fazer 1 ano que estamos morando juntos .. e é bomm demais ..
    bjinhuss

    ResponderExcluir
  19. OI Laiz, é um momento complicado mesmo, as vezes acho que a minha casa atual ainda não é minha, e me vejo pensando em quando essas férias vão acabar! heheeheh
    Engraçado isso, né? vai entender!
    beijos, ju

    ResponderExcluir
  20. caramba Laiz, lendo seu relato fiquei pensando que vou sofrer tb com a mudança....

    mas tenho certeza que as coisas se ajeitam....

    bjs

    ResponderExcluir
  21. haaaaaaaa, achei fofo esse post !
    Não senti o mesmo que vc pois já fazia 8 anos que eu morava só e em outra cidade, porém tive essa mesma sensação na primeira vez que fui visitar meu pais depois de 15 dias morando só e é uma sensação horrível. Hoje nem me passa pela cabeça voltar pelo meos para a cidade deles... adoro meu apartamente e minha vidinha de casada !!
    :)


    bjos

    P.S: estou esperando você mandar as fotos, é nossa noiva, lembra ?!

    bjos

    ResponderExcluir
  22. Olá Laiz, lembra de mim do encontro, essa semana nem tava entrando nos blogs e só agora to te add!

    E olha, eu não devo sentir muito a mudança, pois minha mãe, eu e meu irmão moramos com nossos avós e nunca senti como se a casa fosse realmente minha, sempre foi o lugar onde eu moro, então a mudança vai ser benéfica, vou sentir pela primeira vez o que é ter a minha casa!

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Bom Laiz, pra mim ainda está sendo como antes pois estamos uns dias na casa de nossos pais, pois a casa nova ainda não saiu. =/ Mas assim q nos mudarmos imagino que será bem neste estilo, misto de emoções. Espero que meu maridinho entenda. =/

    Bjus, em breve volto pra contar.
    =**

    ResponderExcluir
  24. Eu tive uma história parecida com a de várias das meninas... Eu sai de casa com 17 anos pra fazer facul em outra cidade, mas quando terminei os estudos, voltei correndo pra casa dos meus pais (aos 21 anos). Me casei agora, aos 27, mas me mudei pro apartamento de cima (eu e meu marido tbm trabalhamos na empresa da minha família) temos muito contato, e toda quinta feira, almoçamos com meus pais e meu irmão. Senti muita falta, e minha primeira noite no AP novo foi bem dificil também. Só o tempo nos faz acostumar com a nova vida, e agora quase 5 meses depois do casamento, posso dizer que me sinto totalmente em casa no novo apartamento.

    Bjs

    Bia - www.agerentedolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olha...eu sai de casa tem um tempo, ainda não casei... me caso em Maio, mas quando vou na casa dos meus sinto esse vazio... de ir no "meu" quarto e não ver mais o "meu", de em alguns momentos me sentir perdida... sem um canto para chamar de meu.
    rsrs

    Acho que esse sentimento é normal, nessa fase de transição ne?!

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Parecia eu descrevendo o que senti quando fui na casa da minha mãe depois que casei...
    Só não chorei escondido(não consegui)...
    Meu marido ficou todo preocupado, chegou até a me perguntar se eu queria dormir lá naquela noite...Triste ver minha caminha de solteira me chamando.
    Ou outros dias que se passaram foram se tornando mais fáceis para mim, agora já estou mais tranquila e tbm sinto falta da minha casa quando vou pra lá :)

    Desculpa o testamento!

    Bjs

    ResponderExcluir